OITO PASSOS PARA INICIAR SEU NEGÓCIO COM PAINEL DE LED

O guia completo: Da a pesquisa à execução

Autor: André Ginatto


1. ANÁLISE DE MERCADO

Busque observar alguns indicadores de que a cidade que você escolheu para instalar o painel de LED é uma cidade que investe em propaganda. Você deve pesquisar se:

– A cidade possui uma lista telefônica ou guia do comércio “gordo”?

– O comércio anuncia frequentemente na rádio?

– Contratam carro de som?

– Distribuem muitos panfletos?

– Fazem outdoors? O número de outdoors na cidade é expressivo?

2. ESCOLHA DO PONTO

 Para escolhermos o ponto ideal para um painel de LED precisamos entender melhor o que nosso anunciante procura, e otimizar isso a melhor rentabilidade para o painel, certo?

A maior decepção que seu anunciante pode ter, é ele te dizer que passou várias e várias vezes na frente do painel e não viu seu anúncio sendo exibido. Isso gera um sentimento de “não está valendo a pena”, e “se eu não vi meu anúncio, meus clientes também não vão ver”.

 Por isso acertar na escolha do ponto é tão importante. Esse tipo de problema geralmente acontece quando você decide colocar o painel de LED em algum local apenas de passagem. Como em um painel de LED a ideia é vender espaços para várias empresas ao mesmo tempo, quando ele está localizado em um local de passagem você irá impactar cada cliente com apenas um anúncio, e acertar um cliente com seu anúncio no meio de vários não será nada fácil.

Então aqui a dica é: escolha um ponto onde tenha retenção de veículos, como semáforos, cruzamentos em T, ou locais onde sempre formem congestionamento (linhas de trens, próximo a baladas, etc).

semáforo retenção painel de led

Semáforos são sempre uma excelente opção. Se for um ponto de esquina, você pode deixa-lo virado a 45º para pegar os sinaleiros das duas ruas, dobrando a capacidade de alcance do painel.

Quando você trabalha com pontos de retenção, aquele cliente que antes iria apenas passar e ver um único anúncio durante seu percurso, agora irá ser impactado por 10 ou 15 anúncios, dependendo do tempo que o sinaleiro ficar fechado.

A escolha de um bom ponto te ajuda a vender, evita cancelamentos e a frustração de seu cliente.

Após escolher o ponto você passa para a segunda etapa: negociar com o dono. Parece simples, mas requer ficar atento a alguns detalhes para não perder o ponto mais para frente:

 

a) Assine o contrato com a pessoa correta

O contrato deverá ser assinado pelo dono da escritura do imóvel, ou por alguém munido de procuração para responder por ele (nesse caso, pegue duas cópias autenticadas da procuração e guarde com você).

Em pontos comerciais é muito comum você se sentir tentado a fazer um acordo diretamente com o locatário do ponto, e não com o dono real do imóvel.

Porém, ao fazer isso, você está correndo sérios riscos, como o de o contrato do locatário vencer e ele desistir do ponto, ou de o proprietário descobrir que é uma sublocação e “despejar” seu painel, ou então te cobrar outro aluguel.

Como você é quem vai estar na desvantagem com contratos de clientes assinados e tal, prepare-se para ser sugado pelo proprietário, eles não vão ter dó de te pedir um aluguel absurdamente caro. Por isso repetimos: Assine o contrato com a pessoa correta!

 

b) Utilize os dados da sua empresa, e não pessoa física

Um problema muito comum em vender publicidade é que o dono do ponto pode achar que você está ganhando demais. Ele pode querer te tirar do ponto para colocar um painel dele, ou então locar mais caro para outra pessoa. Então você precisa estar protegido.

Procure fazer o contrato de locação em nome de sua empresa para facilitar a comprovação de locação comercial. Caso não seja feito no nome da empresa, faça o contrato no nome do empresário que irá tocar o negócio.

 

c) Contrato para 5 anos, com renovação automática

Procure fazer umIMPORTANTE painel de led contrato para 5 anos com uma multa baixa de rescisão. Assim, se você precisar vir a cancelar o contrato ficará barato. Porém se o proprietário quiser cancelar, você está amparado por 5 anos (podendo recorrer por prejuízos) e se enquadra na lei 8.245/91 que trata da renovação compulsória, onde você pode exigir legalmente a renovação do seu contrato de locação.

Para saber todos os detalhes sobre renovação compulsória leia este artigo: Renovação Compulsória

Para sua comodidade (e eventual esquecimento do locador), utilize a cláusula de renovação automática. Assim se vencer o prazo, seu contrato estará válido por mais cinco anos.

 

d) Não pague muito caro pelo ponto. Utilize permutas para abaixar o valor.

aluguel do ponto painel de led

É claro que o valor do aluguel do ponto vai depender muito de cidade para cidade. Em cidades do interior é normal conseguir tirar o aluguel por R$350,00 / mês. Se ele quiser mais, ofereça 1 ou 2 cotas no painel para pagar a diferença.

A permuta não vai atrapalhar seu negócio, e te livra de colocar a mão no bolso. Mas cuidado: não faça seu contrato 100% na permuta. Se não houver um valor financeiro envolvido, você terá dificuldades em solicitar uma renovação compulsória da locação judicialmente caso o dono do ponto venha a crescer o olho e quiser tirá-lo de lá.

Lembre o dono que você está locando apenas 1m² de área no chão dele para fazer a sapata. É o maior valor por 1m² que ele vai receber na vida!

Para facilitar, preparei um modelo de contrato de locação que você pode baixar aqui.

 

3. DEFININDO O MELHOR PAINEL

A escolha do equipamento que será utilizado com certeza é um ponto crucial no seu projeto. Há um conjunto de fatores que devem ser analisados ao tomar a decisão de qual o painel ideal.

 

a) Um bom fornecedor

led prime facebookVocê irá realizar um investimento de um valor considerável, então tenho certeza de que você não vai querer jogar o seu dinheiro fora.

Existem painéis de LED de diferentes materiais, modelos, definições, marcas e sistemas. A vida útil de um painel de qualidade como os da Led Prime são 100.000h (cem mil horas), ou seja, 10 anos de funcionamento ininterruptos, 24h por dia.

As vezes economizar 10 ou 20% na hora de comprar seu painel de LED pode parecer um excelente negócio, mas pode estar te levando a comprar uma bomba, um painel que pode parar de funcionar daqui um ou dois anos, e você ficará totalmente descoberto de garantia, peças de reposição e suporte técnico especializado. Aí os 10 ou 20% de “lucro” acabam saindo bem caro.

A Led Prime oferece garantia de 2 anos de fábrica em todos os seus painéis de LED novos. Garantimos o fornecimento das peças de reposição necessárias para eventuais manutenções no seu painel de LED funcionando durante 10 anos.

Além disso, a Led Prime é essa empresa maravilhosa que preparou esse guia completo pra provar pra você o nosso compromisso com seu sucesso 😉

Conheça nossa linha de painéis acessando aqui.

 

b) A resolução

A resolução de um painel de led é calculada através da distância entre um pixel e outro. Quando falamos em um painel P10 (o mais utilizado em projetos outdoor), isso quer dizer que a distância entre um pixel e outro terá 10mm.

diferença P16 x p10

Se dividirmos 1 metro por 10mm teremos em cada linha 100 pixels. Considerando a mesma distância entre os pixels na vertical, teremos 100 linhas por metro. Multiplicando a altura x largura chegamos ao número total de leds, que será 10.000 leds / m².

Utilizando a mesma conta para verificar um P16mm chegaremos ao total de 3.906 leds / m². Ou seja, de um P16mm para um P10mm a quantidade de leds e a definição do painel é quase 2.56x superior.

Então, seguindo esse método vamos calcular a resolução de um painel de 3,84 x 1,92m.

3840mm / 10mm = 384

1920mm / 10mm = 192

Sendo assim, a resolução real do nosso painel é 384 x192 pixels.

Quanto maior a resolução, mais nítida será a imagem no painel.

 

c) Distância Mínima

simulação de distância mínima painel de led

Um painel P10mm tem a visualização mínima a 10 metros de distância, já um P16mm necessita de 16 metros no mínimo, e assim por diante. É só converter a distância dos pixels em metros e você terá a distância mínima requerida para que a imagem se forme perfeitamente no painel de led.

Não é segredo para ninguém que quanto melhor a resolução, melhor ficará seuprojeto, certo? A escolha de um painel com uma resolução inferior a recomendada pode matar o seu negócio. Olha o que acontece caso você coloque um painel de baixa resolução num ponto errado:

 diferença de resolução painel de led

d) Tamanho

É importante saber o tamanho ideal para seu projeto. Não gaste mais do que o necessário.

O tamanho interfere nas distâncias mínimas e máximas de leitura e de visualização do conteúdo.

e) Distância Máxima

Para a distância máxima, vamos definir o ponto de legibilidade e o ponto de visibilidade.

 

Legibilidade:

Multiplicamos o tamanho em m² do painel por 10x.

Tamanho do painel: 3,84 x 1,92 = 7,37m².

7,37 x 10 = 73,70 metros. Esse é o ponto de legibilidade. Ou seja, até essa distância seu espectador irá conseguir ler as informações no painel.

 

Visibilidade:

Multiplicamos o tamanho em m² por 20x.

7,37 x 20 = 147,40 metros. Esse é o ponto de visibilidade. Ou seja, nessa distância o painel começa a atrair a atenção do espectador, mesmo as informações não sendo perfeitamente identificáveis para ele.

 

5. ALVARÁ E DOCUMENTAÇÃO

 Esse passo depende muito de cidade para cidade. O local correto para você saber se a cidade exige documentação específica para painel de led é na Secretaria de Urbanismo.

Então nosso principal conselho aqui é: Faça uma visita na Secretaria de Urbanismo da cidade em que você irá instalar o painel.

Geralmente cidades pequenas requerem nenhuma ou uma documentação mais branda. As cidades maiores tendem a ser mais rígidas.

Por exemplo, podem lhe pedir para entrar com um pedido de alvará. O alvará pode ter um custo anual, que geralmente é calculado por m².

As prefeituras mais exigentes podem solicitar um projeto estrutural (A.R.T.) assinado por um engenheiro. Outras prefeituras ainda mais exigentes podem solicitar até a abertura de uma filial da sua empresa na cidade (quando você for de fora), para que você recolha os impostos naquele município.

Também poderá ser solicitado o contrato de locação do ponto registrado em cartório. Aqui mais uma vez entra a importância de fechar o contrato com a pessoa certa, para não ter retrabalho.

Lembra das duas cópias autenticadas no caso de procuração? Uma delas provavelmente vai ser requerido você deixar por aqui também.

Todo o processo pode demorar de 5 a 30 dias, dependendo da agilidade de cada prefeitura analisar seu processo.

Quando a prefeitura não tiver uma lei específica sobre painéis de led ou sobre placas, outdoors e letreiros, pode instalar sem erro.

Esse passo não precisa estar 100% concluído para você passar para o próximo, mas não deixe ele para a última hora ok. Aconselho dar entrada na prefeitura e enquanto isso já pode ir cuidado da compra do equipamento e da fabricação da estrutura.

 

6. ABERTURA DE EMPRESA

Está entrando no negócio agora? Há duas alternativas que você pode optar para começar emitir suas notas fiscais:

 

Opção 1:

Micro Empreendedor Individual

Características:

Só pode ser solicitado caso o empreendedor não esteja inscrito no quadro societário de nenhuma outra empresa.

Tributação:

A Contribuição do MEI – Microempreendedor Individual, para 2018 será de:
 
MEIs – Atividade
INSS – R$ ICMS/ISS – R$ Total – R$
Comércio e Industria – ICMS 47,70
1,00
48,70
Serviços – ISS 47,70
5,00
52,70
Comércio e Serviços – ICMS e ISS
 
47,70
 
6,00
 
53,70

 O valor do Salário Mínimo é de R$ 954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais), por mês, conforme Decreto nº 9.255, de 29.12.2017.

É possível emitir até R$6.750,00 de nota fiscal por mês, (ou R$81.000,00 / ano) pagando apenas a tributação base.

Se ultrapassar esse faturamento a empresa é desenquadrada, e deverá passar para uma empresa Ltda e utilizar a tributação padrão do Simples Nacional abaixo.

Para dar entrada no seu pedido acesse http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

O CNPJ sai na hora. Depois é só entrar no site da sua prefeitura para solicitar o alvará da empresa.

Opção 2:

Simples Nacional – Micro Empresa

Características:

Faturamento acima de R$81.000,00 / ano.

A alíquota segue o anexo IV do Simples Nacional. Essa alíquota pode receber algumas isenções, de acordo com alguma lei de incentivo fiscal do seu município

Você precisará de um contador para dar entrada na sua empresa.

Exemplo prático:

Faturamento de R$14.000,00 / mês

14.000 x 12 = R$168.000,00 /ano. Enquadra na primeira faixa – 4,50%

R$20.000,00 x 4,50% = R$900,00 de imposto / mês.

A alíquota cresce de acordo com seu faturamento mensal.

Confira aqui a tabela completa de alíquotas de acordo com o faturamento pretendido.

Para abrir uma ME você precisará de um contador. Recomendamos utilizar o serviço da Contabilizei. São uma equipe de contadores que atendem On Line. Eles abrem sua empresa gratuitamente, e o valor do honorário é de R$49 / mês para M.E. Acesse www.contabilizei.com.br

Uma dica: Se você não sabe o quanto sua empresa vai faturar com o painel de led, inicie como Micro Empreendedor Individual. É mais barato, o CNPJ sai na hora e depois, se você ultrapassar o faturamento pode migrar para o Simples Nacional. A Contabilizei também faz a alteração de MEI para ME gratuitamente.

 

7. PLANO DE NEGÓCIOS

Depois de tanta teoria, vamos falar um pouco do que realmente importa. Do seu dinheiro!

Nós disponibilizamos dois exemplos de plano de negócios para ficar bem didático o quanto efetivamente você pode faturar e quais serão as suas despesas.

É bom ressaltar que o valor varia de cidade para cidade. Existem cidades onde o mercado aceita pagar entre R$250,00 a R$350,00, e outras onde o mercado já paga valores de R$500,00 a R$700,00.

O nosso plano de negócio foi baseado num valor acessível para qualquer cidade: R$300,00 / mês.

plano de negócios painel de led 1
Plano de negócios painel de led 2

 

7. COMPRA DO EQUIPAMENTO E ESTRUTURA

Bom, para comprar seu equipamento acredito que você não tenha dúvidas que a Led Prime vai te atender todas as suas necessidades.

Após comprar seu painel com a Led Prime, você precisará de uma estrutura de sustentação para fixa-lo.

Se sua prefeitura exigiu a ART do painel, sua estrutura deverá seguir rigidamente o que seu engenheiro projetou no projeto para não haver futuros problemas com a prefeitura.

Se esse não for seu caso, a Led Prime poderá fornecer um projeto modelo, para você utilizar de exemplo com o seu serralheiro.

Importante: Nosso projeto modelo não tem o valor legal de uma ART, pois esse documento deve ser registrado no CREA com o tamanho exato do painel, da estrutura e constar inclusive o local de instalação.

Estaremos aqui não só pra te vender um equipamento, e sim para te dar total suporte desde suas pesquisas iniciais, até o acompanhamento diário do seu painel. Então conte conosco!

 

8. COLOCANDO A MÃO NA MASSA!

Após seu projeto instalado, qual a melhor maneira de faturar?

Ponha a mão na massa! Saia para visitar seus clientes, distribua propostas comerciais, ofereça desconto para fechamento imediato.

Foque no que é mais importante para você agora: vender.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A ESTRUTURA DO NEGÓCIO

Você deve estar se perguntado: “Mas como eu vou fazer os vídeos? Preciso contratar um funcionário só para isso?”

Nosso conselho é: não!

Não infle sua estrutura sem necessidade. Contratar um funcionário incorre no pagamento de tributos, férias, décimo terceiro, etc. Você tem que despender tempo para gerenciar o funcionário e corre riscos com faltas, ou até mesmo de contratar alguém que não seja 100% qualificado para o trabalho.

Foi pensando em facilitar sua operação que a Led Prime criou um departamento de terceirização de criação de vídeos e suporte técnico, para que você toque seu negócio tranquilo, com o suporte uma equipe inteira trabalhando para deixar seu painel funcionando o tempo todo.

Você pode contratar esse serviço a qualquer momento, é só entrar em contato conosco.

Para finalizar, gostaríamos apenas de ressaltar: Painel de LED é coisa séria. A Led Prime está aqui para prover toda a assessoria necessária para seu projeto.

Se restar alguma dúvida, você pode entrar em contato a qualquer momento!

 

© Este texto foi escrito por André de Oliveira Ginatto, e seu conteúdo é protegido por direitos autorais. Sua reprodução, publicação ou transcrição é proibida sem a devida autorização por escrito do autor.

Solicite um orçamento

É rápido e fácil. Preencha o formulário e receba seu orçamento dentro de instantes!